Como adotar estratégias eficazes para suas finanças pessoais?
- Márcio Silva
- 9 de mai.
- 1 min de leitura
Por Sicredi
07/05/2025
O atual cenário econômico exige planejamento e disciplina para evitar dificuldades financeiras.
produtos pós-fixados com liquidez, que acompanham o CDI. Produtos pré-fixados e atrelados à inflação são uma saída para investidores com objetivos mais claros e que possam manter seus investimentos por um período sem liquidez, em que ele não pode mexer nos valores antes do prazo determinado.
“Uma sugestão de diversificação para esse perfil é 80% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos de crédito privado baixo risco e 5% em multimercados de baixa volatilidade”, diz Azevedo.
Investidores com perfil moderado ou arrojado, que possam manter seus investimentos em médio e longo prazo, podem apostar nos Fundos de Investimentos Multimercado, ETFs e BDRs, que oferecem exposição ao mercado internacional e alternativas de diversificação, bem como ações de setores resilientes e exportadoras, beneficiadas pelo dólar alto.
“A sugestão de diversificação para o perfil moderado é 55% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos multimercados de baixa volatilidade; 15% em produtos atrelados à inflação, 10% em bolsa americana e 5% em bolsa brasileira”.
O investidor mais arrojado pode reduzir a alocação em pós-fixados ao CDI e ampliar a diversificação em produtos de renda variável (bolsa americana e brasileira), além de fundos de criptomoeda (5%) e fundos cambiais (5%).
O cenário econômico de 2025 exige planejamento e disciplina para evitar dificuldades financeiras. Com estratégias bem definidas e um olhar atento às oportunidades do mercado, é possível garantir maior estabilidade e segurança financeira, independentemente dos desafios econômicos que possam surgir.
Comments